sábado, 17 de julho de 2010

“Contos em Viagem – Cabo Verde

Vi ontem no Festlip um grande espetáculo: Contos em Viagem – Cabo Verde:
3ª edição do FESTLIP - Festival de Teatro da Língua Portuguesa. www.tabu.com.br/festlip/programação.html
http://www.tabu.com.br/festlip/programação.html
Resolvi escrever minhas impressões:
Como nas casas simples dos camponeses só vemos no palco e na encenação o essencial - nada sobra neste espetáculo. Só a emoção transborda.
“Contos em Viagem – Cabo Verde é um espetáculo baseado em textos que, apesar de terem um contexto e geografia particulares, dizem da universalidade das emoções”, diz o site da Companhia Meridional.
O espetáculo é baseado em textos escolhidos e encadeados com maestria por Natalia Luiza, que garimpa na literatura e nas histórias de tradição oral de Cabo Verde sensações que cada um de nós pode sentir passando pela vida: a dor da mãe com saudade de um filho e a liberdade do filho que partiu em busca de outros mundos, a perda do avô e da sabedoria dos antepassados, o medo e as delícias da menina que descobre o corpo, o valor do trabalho e o respeito pelas forças da natureza. O profano e o sagrado não se separam: uma iluminação mínima e precisa nos confina no espaço mítico daquela ilha cercada pelo oceano que nos une a todos. “No cais imenso que é a ilha, contam-se “pedaços” de estórias e poemas, como quem canta e reza.”, continua o release. Carla Galvão é uma atriz que tem todas as idades, que canta, dança e interpreta se colocando inteira no palco e nos transportando para a nossa própria infância, juventude e velhice. Fernando Mota, músico e ator é o seu interlocutor um pouco bufo e, através da trilha experimental que dialoga entre o arcaico e o contemporâneo mostra que as duas vertentes são farinha do mesmo saco. Nada é pitoresco e risível como costumam ser retratadas as periferias. Contos em Viagem – Cabo Verde nos leva a visitar nossas relações de parentesco com a humanidade toda. Obrigada Miguel Seabra, parabéns e volte sempre!

Beth

Sinopse - “Contos em Viagem – Cabo Verde” é um espectáculo baseado em textos que, apesar de terem um contexto e geografia particulares, dizem da universalidade das emoções. Neste espetáculo, especificamente, fala de Cabo Verde contado pedaços de histórias e poemas em língua portuguesa e também no seu crioulo.

Direção Miguel Seabra
Dramaturgia Natália Luíza
Direção musical Fernando Mota
Elenco Carla Galvão e Fernando Mota
Luz Miguel Seabra
Cenário Marta Carreiras
Figurinos Marta Carreiras
Duração 60 min.

16, e 24 de Julho às 21h e
25 de Julho às 19:30h
Espaço Sesc - Arena

Nenhum comentário: