Apartamento
608 - Coutinho.doc
Direção
Beth Formaggini
Gênero
documentário
Formato
HD
Duração
55’
Ano
2009
Co-produção
Canal Brasil
Sinopse:
Um documentarista em crise
diante da sua obra. Eduardo Coutinho visto bem de perto durante a criação do
seu filme Edifício Master.
Participação em Festivais:
Festival Dokanema (2009);
Mostra Internacional do Filme Etnográfico – RJ (2009); Mostra Comunicurtas- PB
(2009) e ForumdocBH (2009).
Synopsis
Apartment 608 – Coutinho.doc - 55'/ 2009 by Beth Formaggini
Coproduced
with Canal Brasil
Synopsis
A documentarian facing a crisis over his
work. Eduardo Coutinho is seen from very close during the creation of his film
“Edifício Master”.
Cidades Invisíveis
Direção
Beth Formaggini
Gênero
documentário
Formato
HDV
Duração
32’
Ano
2009
Co-produção
INEPAC - SEC CULT
RJ
Sinopse:
A idéia do documentário
Cidades Invisíveis surgiu por ocasião do início dos estudos de tombamento da
Vila de Estrela, em Magé. Foi realizado
nas ruínas de quatro cidades extintas do Estado do Rio de Janeiro: Santo Antônio
de Sá, São João Marcos, Vila de Iguassú e Vila de Estrela. Produzido pelo
Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac, o filme percorre os vestígios
do que um dia foram residências, igrejas, pontes, ruas, e prédios públicos,
ouvindo os antigos moradores e seguindo o rastro dos cronistas que por ali
passaram, as pegadas daqueles que por ali viveram, amaram, trabalharam e
ajudaram a construir uma cultura rica como a nossa. Através destes fragmentos
trazemos à vida essas cidades, fazendo ver a importância do tombamento dos bens
fluminenses e a luta pela preservação de suas memórias. Ativas entre os séculos XVIII e XX, Santo Antônio de Sá, São João
Marcos, Vila de Iguassú e Vila de Estrela, foram importantes no processo de
ocupação do solo fluminense, mas desapareceram em meio a crises econômicas,
epidemias e ao abandono dos portos depois do advento das estradas de ferro
quando deixaram de ser rotas importantes para o comércio entre o interior e a
capital. São Joâo Marcos por sua vez foi destombada e demolida para dar lugar a
uma represa, expulsando seus moradores que ainda hoje recordam com saudade a
sua terra natal.
Synopsis
Invisible Cities by Beth Formaggini 32'/2009/doc
Coproduced
with INEPAC- SEC CULT RJ
Synopsis
The idea for Invisible Cities came from the beginning of the
research for process of turning Vila Estrela, in Magé, a listed historical
landmark. The film was shot in the ruins of four extinct cities in the state of
Rio de Janeiro: Santo Antônio de Sá, São João Marcos, Vila de Iguassú and Vila
de Estrela. Produced by the State Cultural Heritage Institute – Inepac, the
film visits what were once houses, churches, bridges, streets and public
buildings, interviewing former residents and following the traces left by the
chronicler that had once been there and the steps of the people who had once
lived, loved, worked and helped build such a rich culture. Through these
fragments, we bring these cities to life, proving the importance of listing
them as historical landmarks of the state and of the struggle for the
preservation of their memories. Alive between the 18th and the 20th
centuries, Santo Antônio de Sá, São João Marcos, Vila de Iguassú and Vila de
Estrela were important in the settlement process of the land of Rio de Janeiro,
but disappeared in the face of financial crises, epidemics and the abandoning
of the ports, after the creation of the railways, when they lost their
importance as commercial routes between the countryside and the capital. São
João Marcos was demolished for the construction of a dam, and its residents,
who were sent away, still remember their hometown with longing.
Invisible Cities is an attempt to reconstruct
our political, cultural and affective memory. The history of these ruins is, in
some ways, also the history of Brazil, of its political battles, of its moments
of economic abundance and decadence, and underscores the importance of
recognizing and appreciating the human and identity aspects of out cultural
wealth.
Nobreza
Popular
Direção
Beth Formaggini
Gênero
documentário
Formato
DVCam
Duração
48’
Ano
2003
Sinopse:
Nobreza Popular é
protagonizado pelas mulheres congadeiras da comunidade de Chapada do Norte -
Vale do Jequitinhonha - MG, que se divertem durante a Festa de Nossa Senhora do
Rosário dos Homens Pretos. Focaliza seus gestos , cantos e danças os rituais
ligados à água quando pedem chuva e outras graças à Virgem do Rosário.
Participação em Festivais:
Menção Honrosa Fórum Doc BH
(2005); Exibido no Festival Internacional do Filme Etnográfico RJ e Festival é
Tudo Verdade SP e RJ.
Nobreza popular 48'/2003/doc by Beth Formaggini
Synopsis
Nobreza Popular features the women who
dance and sing “congada” in the community of Chapada do Norte - Vale do
Jequitinhonha - MG, and enjoy themselves in the Festival of Our Lady of the
Rosary of Black People. Centered in the gestures, songs and dances connected to
the water, when they ask for rain and other favors of the Virgin of the Rosary.
Awards and Festivals:
Awarded at the Fórum Doc BH and presented at the Festival Internacional do Filme Etnográfico RJ and the Festival É Tudo Verdade SP and RJ.
Walter.doc
Direção
Beth Formaggini
Gênero
documentário
Formato
DVcam
Duração
56’
Ano
2000
Co-produção
Canal Brasil
Sinopse:
Realizado em três anos,
procura flagrar o tempo presente, passado e futuro. Centrado na palavra do
cineasta Walter Lima Júnior, revela sua arte de narrar e o entusiasmo pelo seu
ofício.
Participação em Festivais:
Festival Internacional Do
Filme Etnográfico RJ; Festival É Tudo Verdade SP e RJ e exibido no Canal
Brasil.
Awards and Festivals:
Walter.doc by Beth Formaggini 56'/2000/doc, broadcasted
by Canal Brasil and
Synopsis
Produced during three years, the films
attempts to capture the present, the past and the future. Centered on the
speech of filmmaker Walter Lima Júnior, it reveals his art of narrative and his
enthusiasm over his work.
Screened at the Festival Internacional Do Filme Etnográfico RJ and the Festival É Tudo Verdade SP and RJ.
Direção
Henri Gervaiseau
Gênero
documentário
Formato
DVcam
Duração
42’
Ano
1999
Sinopse:
Uma viagem pela Chapada do
Araripe com o foco nas questões ambientais e culturais.
Participação em Festivais:
Festival Internacional de
Cinema e Vídeo Ambiental - Goiás (2000).
Travessia da Chapada, by Henri Gervaiseau 42:16'/1999/doc
Synopsis
A voyage through the Chapada do Araripe, focused on its environmental and cultural issues.
Awards and Festivals:
Festival Internacional De Cinema E Vídeo Ambiental, Goiás 2000.
Terra
Prometida
Direção
Henri Gervaiseau
Gênero
documentário
Formato
DVcam
Duração
52’
Ano
1999
Sinopse:
A região da Chapada do
Araripe, situada na fronteira entre Ceará, Pernambuco e Piauí, é o cenário de
tradições orais e mitologia dos índios Cariri. O trabalho desenvolvido pela
organização não-governamental Fundação Casa Grande/Memorial do Homem do Cariri
tem por objetivo a descoberta, a valorização e a difusão do rico patrimônio
arqueológico, mitológico e cultural da região a partir da intensa participação
de crianças e adolescentes da comunidade, em sua maioria pobres ou de origem
modesta.
Participação em Festivais:
Festival Internacional do
Filme Etnográfico RJ (1999) e Prêmio Margarida de Prata (2000).
Synopsis
Terra Prometida by Henri Gervaiseau 52'/ 1999/doc
The Chapada do Araripe region, located in
the frontier between the states of Ceará, Pernambuco and Piauí, is the setting
for oral traditions and mythologies of the Cariri Indians. The work developed
by the nongovernmental organization Fundação Casa Grande/Memorial do Homem do
Cariri aims at discovering, appreciating and publicizing the rich
archeological, mythological and cultural heritage of the region through a
strong participation of children and teenagers of the community, most of which
come from poor or modest families.
Awards and Festivals:
Festival Internacional Do Filme Etnográfico RJ 1999; Margarida De Prata Award 2000.
Tem que ser
Baiano?
Direção
Henri Gervaiseau
Gênero
documentário
Formato
DVcam
Duração
42’
Ano
1993
Sinopse:
O vídeo mescla sequências de
entrevistas e imagens do passado e do presente da comunidade nordestina em São
Paulo. Depoimentos de migrantes nordestinos anônimos e famosos, como Lula e
Luiza Erundina, misturam-se com entrevistas de habitantes da metrópole e de políticos
paulistas conservadores. Completam esse painel discursos de políticos dos anos
30, manchetes de jornais, fotografias, músicas, vídeos e filmes.
Participação em Festivais:
Melhor Documentário Rio Cine
(1994); Prêmio Especial do Júri na Jornada internacional da Bahia (1994); Menção
Honrosa Guarnicê Maranhão; Menção Honrosa Tam Tam Vídeo Itália (1994); Festival
de Leipzig (1994) e exibido na Tv Bandeirantes, Tv Gazeta e Tv Futura.
Tem que ser Baiano? by Henri Gervaiseau, 42'/1993/doc
Synopsis
The video mixes interviews with images of
the past and the present of the community of northeastern immigrants in São
Paulo. Testimonies by anonymous and famous immigrants, such as Lula and Luiza
Erundina, intertwine with interviews of citizens of the metropolis and
conservative politicians. Added to this, are political speeches from the 1930s,
newspaper headlines, photos, songs, music videos and films.
Awards and Festivals:
Brazil best documentary Rio cine 1994, special jury award at the Jornada internacional da Bahia; 1994, honorable mention at the Guarnicê Maranhão; honorable mention at the Tam Tam Vídeo Itália 1994, Leipzig Festival 1994, broadcasted by Tv Bandeirantes, Tv Gazeta and Tv Futura.
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