sábado, 25 de janeiro de 2014


“Paixão & Virtude”, novo longa-metragem de Ricardo Miranda,
estreia na 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Adaptação do conto de Gustave Flaubert é o 2º filme da trilogia “Inquietante Estranheza”

Estréia no próximo dia 28 de janeiro de 2014, às 17h30, no Cine Teatro SESI, o novo longa-metragem do diretor fluminense Ricardo Miranda, “Paixão & Virtude”. Baseado livremente no conto homônimo do francês Gustave Flaubert (“Madame Bovary”), a produção independente integra a seção Sui Generis da 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG).
O filme retrata a conturbada relação entre Mazza (Rose Abdallah) e Ernesto (Paulo Azevedo) e o desenvolvimento trágico desse encontro extraconjugal. “Temas como a exacerbação sexual feminina e sua histeria, a visão irônica e pessimista da humanidade, entre outros tão presentes na obra de Flaubert, estão em função do exercício criativo sobre o papel do narrador, figura central na Trilogia Inquietante Estranheza, que extrapola o relato folhetinesco ao narrar a si mesmo no desenrolar das situações”, comenta o diretor e roteirista.
E completa: “É um filme que transita pelos caminhos de ‘Djalioh’ (2011): um ‘livre escrever de imagens’, sem assumir uma época ou lugar específicos, do conto ‘Passion et Vertu ‐ Conte Philosophique’, de Gustave Flaubert, escrito em dezembro de 1837, quando ele ainda tinha 16 anos”.
No elenco central, ainda estão Helena Ignez (Gustave Flaubert), Bárbara Vida (Duplo Ernesto), Octávio III (Marido de Mazza), Mariana Fausto (Duplo Marido de Mazza) e Cátia Costa (Escrava). A equipe ainda conta com o diretor de fotografia Antônio Luiz Mendes, a montadora Joana Collier e a roteirista Clarissa Ramalho, que assina a livre adaptação com Ricardo Miranda.  
Sinopse

Mazza, uma aristocrata de meia idade, mantém um relacionamento frio e histérico, com seu marido – um rico banqueiro, a quem ela rejeita, por não se permitir sentir prazer. Porém, tudo se transforma, quando ela conhece o químico, Ernesto. A sedução se torna um desafio, os momentos de carícias são cada vez mais envolventes e, ao mesmo tempo, o horror se instala. A relação Mazza/Ernesto fica intensa e agressiva. O amor se torna destruidor e o tesão exacerbado de Mazza, apavora o químico que foge para uma fazenda de escravos no Brasil. Mazza transforma a vida em um caos. Perversão e perversidade a engolem e a devoram.


“A gente não escolhe o próprio assunto. Eis o que o público e os críticos não entendem. 
O segredo das obras-primas está nisso, na concordância do assunto com o temperamento do autor.” (Gustave Flaubert)

Ricardo Miranda

Nasceu em Niterói em 1950 e iniciou sua carreira artística em 1968 montando e dirigindo curta-metragens, como “A Ceia” (1969), realizado para o Festival de Cinema do Jornal do Brasil. Em 1972, estreou na montagem de longas com “Amor, Carnaval E Sonhos”, de Paulo César Saraceni, com quem também trabalhou em “Anchieta, José do Brasil” (1978), “Ao Sul Do Meu Corpo” (1982) e “O Gerente” (2011) – último filme de Saraceni. Em 1972, assina a montagem do curta “Congo” e em 1974 de “Triste Tropico” ambos de  Arthur Omar, dentre outros vídeos e curtas. “A Nostalgia Do Branco” (1979), curta dirigido por Ricardo Miranda com trilha assinada por Omar. Em 1978 – quando montou o filme “Crônicas De Um Industrial”, de Luiz Rosemberg Filho – foi convidado por Glauber Rocha para montar seu último filme “Idade da Terra” (1980). Nos anos 1980, fez também a montagem de “O Homem De Areia” (1982), de Vladimir Carvalho; e “O Segredo Da Múmia” (1980), de Ivan Cardoso, entre outros. Desde o começo da carreira, manteve uma rica produção de curtas-metragens, vídeos experimentais e documentários. Em 1991, dirigiu seu primeiro longa de ficção, “Assim Na Tela Como No Céu”, presente em diversos festivais nacionais e internacionais, como Havana, Bogotá, Brasília e a Mostra de Cinema de São Paulo. Em 2011, finalizou seu longa-metragem de ficção “Djalioh”, premiado na Mostra do Filme Livre 2012. Na publicidade, desenvolveu diversas peças publicitárias - duas premiadas com o Leão de Prata no Festival de Cannes em 1986 e 1987.  É autor, junto com o antropólogo Carlos Alberto Messeder, do livro “Televisão - As imagens e os sons: no ar do Brasil”. Atualmente, dá aulas de Teoria da Montagem na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

Elenco principal

Rose Abdallah  (Mazza)

Atriz e diretora, formou-se em artes cênicas com Maria Clara Machado no Teatro Tablado. Desde então, participa de inúmeros espetáculos e Integra, desde 1995, o grupo teatral carioca “Os Fodidos Privilegiados”, fundado por Antônio Abujamra. No cinema, atuou nos longas “Strovengah, Amor Torto” (2011), dirigido por André Sampaio; “Tropa de Elite” (2010), de José Padilha; “Feliz Natal” (2005), de Selton Mello; e Conceição – Autor Bom é Autor Morto”, de Daniel Caetano, Guilherme Sarmiento, André Sampaio, Cynthia Sims e Samantha Ribeiro (2006). Participou das séries da TV Globo: “JK” (direção de Dennis Carvalho); “Dercy” (direção de Jorge Fernando), além de “A Diarista” e “A Grande Família”.

Paulo Azevedo  (Ernesto)

É ator e promotor cultural com mais de 15 espetáculos realizados com grupos e diretores reconhecidos da cena brasileira, como Hector Babenco, Cibele Forjaz, Ione de Medeiros e Yara de Novaes. É fundador e ex-integrante do Grupo Espanca!, criando as premiadas peças “Por Elise” e “Amores Surdos”. É também diretor e autor teatral. No cinema, atuou em cerca de oito curtas metragens. Na TV, foi apresentador do programa cultural “Agenda” (Rede Minas). Atualmente, é protagonista do longa “Estive Em Lisboa e Lembrei de Você”, adaptação do romance homônimo de Luiz Ruffato, dirigido pelo português José Barahona.

Bárbara Vida  (Duplo Ernesto)

Atriz e Produtora formada em Artes Cênicas pela UNIRIO, iniciou sua carreira artística aos 16 anos no grupo teatral “Tá na Rua”, dirigido por Amir Haddad. Protagonizou os longa-metragens “Djalioh”, de Ricardo Miranda; “Feio Eu?”, de Helena Ignez; e “Corazón Azul”, do diretor cubano Miguel Coyula.  Principais curtas: “As Figurante$”, de Luiz Rosemberg Filho; “Benjamin”, de Felipe Cataldo; “Personagens e Suas pequenas Solidões”, de Vitor Kruter; e “Palavra Exata”, de Ricardo Miranda. Trabalhou como atriz em várias peças de teatro e, em 2006, foi convidada para participar de uma residência artística com o Grupo Cultural Yuyachkani (Peru). 

Octavio III  (Marido de Mazza)
Ator e produtor musical, é graduado em Artes Cênicas pelo Teatro Tablado. Durante a carreira, fez parte da Cia Dulcina de Moraes - Odilon Azevedo (1957), Cia do Carvalinho (1957), Cia Tônia-Celli-Autran (1958) e Cia Gente Nova (2007). No cinema, trabalhou em filmes como “Nem tudo é verdade” (1986), de Rogério Sganzerla; “Cleópatra” (2005), de Júlio Bressane; e “Desafinados” (2008), de Walter Lima Jr. Foi produtor de músicos como João Gilberto, Dorival Caymmi, Pixinguinha, Jorge Ben, Caetano Veloso, entre outros.

Mariana Fausto  (Duplo do Marido de Mazza)
É atriz e arte-educadora, formada pela UNIRIO. No cinema, estrelou filmes como “31 minutos”, de Pedro Peirano e Álvaro Diaz; e “Djalioh”, de Ricardo Miranda. Trabalhou para a TV Brasil em Interprogramas  como “Gentilezas Urbanas” e em programas:  “ABZ do Ziraldo”. Atualmente, faz parte do grupo teatral Bando de Palhaços (atuando no Projeto “Platéias Hospitalares”, da ONG Doutores da Alegria), e da Cia Pequod de Teatro de Animação, com a qual recebeu cinco prêmios Zilka Salaberry e um prêmio APTR pelo espetáculo “Marina, a Sereiazinha” (2011).

Helena Ignez  (Gustave Flaubert)
Helena Ignez é figura de destaque da cultura brasileira. A atriz participou de filmes como O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla), O Patio, (Glauber Rocha) e O Padre e A Moça (Joaquim Pedro de Andrade). Integrou inúmeros movimentos de vanguarda com intensa participação na obra cinematográfica de Rogério Sganzerla. É uma das fundadoras da produtora Belair ao lado de Julio Bressane e Rogério Sganzerla. Foi homenageada em 2006 pelo 20º FESTIVAL DE FILMS DE FRIBOURG, Suíça que exibiu 36 filmes com sua participação.

 “O estilo está sob as palavras, como dentro delas.
É igualmente a alma e a carne de uma obra.” (Gustave Flaubert)

Ficha Técnica Completa
Direção: Ricardo Miranda. Diretora Assistente: Daniela Verztman Bagdadi. Assistentes de direção: Liliana Mont Serrat, Clarissa Ramalho e Bárbara Morais. Roteiro (livre adaptação de “Paixão e Virtude – Conto Filosófico”, de Gustave Flaubert): Clarissa Ramalho e Ricardo Miranda. Tradução do conto: Eliane Bueno, Lylian Oberlaender e Mathias GIbert. Direção de fotografia: Antônio Luiz Mendes. Fotografia adicional: André Lavaquial. Assistente de Fotografia: Pedro Bento, Pedro Bittencourt e Gabriel BIlig. Montagem: Joana Collier. Montador assistente: Pedro Bento. Música Original: Fernando Moura. Violino chinês: Erhu Reiko Tschuiya. Citação Musical: “La Forza Del Destino”, de Giuseppe Verdi. Desenho de Som: Ricardo Mansur, Joana Collier e L.C. Varella. Mixagem 5.1: L.C. Varella e Ricardo Mansur. Som direto: Vítor Kruter. Som direto Adicional: Ricardo Mansur. Figurino: Luísa Tavares. Objetos de cena: Aïcha Barat e Júlia Braga. Caligrafia das cartas e livro: Oyama Ramalho. Still e Making of: Duda Las Casas. Montagem Making of: Vinícius Nascimento. Produção Executiva: Bárbara Vida, Beth Formaggini e Ricardo Miranda. Assistência de Produção Executiva: Linara Siqueira. Direção de Produção: Daniela Verztman Bagdadi. Produção de Set: Tatiana Mitre. Assistência de Produção: Arianna Fernandes. Marcação de cor: Gabriel Bilig. Créditos: Lupércio Bórgea. Designer Gráfico: Gabriel Bilig. Cartaz: Luiz Rosemberg Filho e Gabriel Bilig. Assessoria de Comunicação: Comcultura Comunicação e Cultura. Criação do Site: Pedro Bittencourt e Comcultura Comunicação e Cultura. Tradução para o Inglês: Joana Oliveira. Legendagem: Mariana Mayrink. Apoio Cultural: Instituto Brasileiro de Audiovisual – Escola De Cinema Darcy Ribeiro,  CTAV, Prefeitura De Petrópolis, Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Woman Plastic Clínica Estética, Guy Puglisi Instituto Odontológico, Keiko´S Prevenção e Saúde, Fitsport Academia, Studio W Cabelereiros, Comcultura Comunicação E Cultura e T1 Site. Produção Ricardo Miranda e 4Ventos.
Site: www.paixaoevirtude.com. Gênero: Ficção. Formato: Digital. Duração: 72 minutos.
Classificação: Recomendado para maiores de 18 anos.
Fotos e imagens disponíveis para a imprensa.
Para agendamento de entrevistas, favor entrar em contato com:
Comcultura Comunicação e Cultura - www.comcultura.com.br/home
Duda Las Casas – duda@comcultura.com.br – (21)98202-7315 / (31)9981-1696
Mais informações para a imprensa:
Ricardo Miranda – diretor, roteirista e idealizador: (21)99398-9496
Beth Formaggini – produtora executiva - (21) 986621952
Rose Abdallah – atriz – (21)93490590 Paulo Azevedo – ator: (11)987726606
Bárbara Vida– atriz e produtora executiva: (21)988731712
Clarissa Ramalho – roteirista: (21)982798787

Nenhum comentário: